Share |

Moção - Melhoria das linhas de Vaivém no concelho de Portimão

27 de dezembro DE 2017

Assembleia Municipal de Portimão

Moção

Melhoria das linhas de Vaivém no concelho de Portimão

Muitos munícipes residentes nas localidades rurais ou suburbanas das freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, não dispõem de transporte próprio para se deslocarem à cidade de Portimão para consultas de saúde, idas ao mercado, ao hospital, ao tribunal, para irem trabalhar ou a quaisquer outros serviços que tenham de recorrer. Precisam assim, do transporte no Vai-Vem.

Sucede que algumas das linhas de Vai-Vem não conseguem dar resposta adequada às necessidades das populações do concelho, circulando poucos autocarros. A situação ainda é mais grave aos fins-de-semana e feriados em que algumas das linhas foram suprimidas, ou são drasticamente reduzidas (como é o caso, ao domingo, dos autocarros que servem localidades como a Pedra Mourinha, o Chão das Donas, as Alfarrobeiras, enquanto outras, como o Rasmalho e Porto de Lagos, estão mesmo fora das carreiras). E quem mais sofre são os utentes e populações.

Importa assim, com urgência, que a Câmara Municipal de Portimão proceda à reformulação e melhoria das linhas de Vai-Vem no concelho de Portimão, adequando os horários e percursos ao serviço das populações.

De acordo com o exposto, a Assembleia Municipal de Portimão, reunida em sessão ordinária no dia 27 de Dezembro de 2017, delibera:

- Propor à Camara Municipal de Portimão, que proceda à melhoria d+os serviços públicos de Vai-Vem, repondo linhas em falta, reformulando horários e promovendo uma maior cobertura das áreas periféricas de Portimão e freguesias de Alvor e Mexilhoeira.

- Enviar esta Moção, depois de aprovada, à Câmara, e proceder à comunicação social.

Portimão, 27 de dezembro 2017.

 Os membros da Assembleia Municipal eleitos pelo Bloco de Esquerda,

Pedro Mota

Elvira Meco

João Barbara

Observação: moção rejeitada com os votos contra do PS e a abstenção do NOS.