Recomendação - Dessalinização para promover a sustentabilidade dos recursos hídricos do Concelho

Assembleia Municipal de Portimão

1ª Sessão Ordinária de 2019

8 de Fevereiro de 2019

Recomendação

Por diversos anos temos passado por um período de seca prolongada, pelo que nos leva a crer, este ano repetir-se-á uma vez mais. Umas das soluções de combate a esses períodos, é a dessalinização, com este processo o concelho poderia ser autossuficiente e até fazer a sua comercialização para concelhos limítrofes.

A dessalinização, tanto de água salobra como de água salgada, constitui, a muito curto prazo, uma solução para a escassez recorrente de recursos hídricos, a seca é uma constante na vida das populações a sul do Tejo, com anos seguidos de pouca precipitação, derivado às alterações climatéricas, este flagelo só tende a aumentar, o sistema de barragens por si só não resolvem a escassez de água, as nascentes estão secando e os rios e seus afluentes diminuem o seu caudal dia a dia.

As Nações Unidas estimam que em 2025, 14% da população mundial terá que lidar com a escassez de água, em grande parte devido às mudanças climáticas. Mas a filtragem de água era notoriamente difícil, deixando os processos de dessalinização caros. No entanto, o óxido de grafeno pode fornecer uma solução bem mais acessível. Com o grafeno é diferente, a sua película chega a ser 500 vezes mais fina que as actualmente usadas e 100 vezes menor que o melhor dos filtros usados para dessalinizações convencionais. Além disso, o seu uso como película semipermeável torna o processo entre 100 a 1000 vezes mais eficiente que as formas convencionais de dessalinização, o que reduz em cerca de 99% os custos de dessalinização. Os mesmos atuam filtrando e permitindo a passagem de todo o solvente e retendo todo o soluto.

É necessário repensar no sistema de produção de água e abastecimento.

Esta tecnologia com a aplicação dos mais recentes avanços tecnológicos, e com um menor custo no investimento e na exploração, a dessalinização com filtros de Grafeno será o futuro da água potável, uma vez que todos os estudos indicam preços de produção muito baixo do agora praticado.

De acordo com o exposto, a Assembleia Municipal de Portimão, reunida em sessão no dia 8 de Fevereiro de 2019, recomenda à Câmara Municipal:

1)    Proceder à criação de mecanismos para estudar esta solução a curto/ médio prazo.

2)    Levar esta problemática da seca e sua solução para discussão na Amal, ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses), Águas do Algarve.

- Enviar esta recomendação, depois de aprovada, à Câmara.

- Dar a conhecer esta deliberação ao Primeiro-Ministro, à Assembleia da República, assim como aos meios de comunicação social.

Portimão, 8 de Fevereiro de 2019.

Os membros da Assembleia Municipal eleitos pelo Bloco de Esquerda,

Marco Pereira

Elvira Meco

Observação: aprovada com o voto contra da CDU