Moção - Melhoria das linhas de Vai-Vem em Portimão

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Melhoria das linhas de Vai-Vem em Portimão

Muitas pessoas residentes nas localidades rurais ou suburbanas da freguesia não dispõem de transporte próprio para se deslocarem à cidade de Portimão para consultas de saúde, ao mercado, ao hospital, ao tribunal, para irem trabalhar ou a quaisquer outros serviços que tenham de recorrer. Precisam assim, do transporte no Vai-Vem.

Sucede que algumas das linhas de Vai-Vem não conseguem dar resposta adequada às necessidades das populações da Freguesia, circulando poucos autocarros. A situação ainda é muito mais grave aos fins-de-semana e feriados em que não há autocarros, ou são drasticamente reduzidos (como é o caso, ao domingo, dos autocarros que servem localidades como a Pedra Mourinha, o Chão das Donas, as Alfarrobeiras, enquanto outras, como o Rasmalho e Porto de Lagos, estão mesmo fora das carreiras). E quem mais sofre são os utentes e populações.

Importa assim, com urgência, que a Câmara Municipal de Portimão proceda à reformulação e melhoria das linhas de Vai-Vem na freguesia de Portimão, adequando os horários e percursos ao serviço das populações.

De acordo com o exposto, a Assembleia de Freguesia de Portimão, reunida em sessão no dia 18 de Dezembro de 2017 aprova a seguinte moção:

- que o Executivo da Junta de Freguesia de Portimão interceda junto da Câmara Municipal de Portimão para que proceda à reformulação e melhoria das linhas de Vai-Vem da freguesia, nomeadamente a linha que serve a Pedra Mourinha/Chão das Donas/Alfarrobeira e alargando a que serve a Ladeira do Vau de forma a incluir também o Porto de Lagos e o Rasmalho, adequando os horários e os percursos ao serviço das respetivas populações.

- Enviar esta Moção, depois de aprovada, à Câmara e Assembleia Municipal de Portimão, e divulgá-la pela comunicação social.

Os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda

Miguel Madeira

Marilú Batista

Observação: Aprovada com o voto de todos os partidos menos a CDU, que votou contra.