Share |

Moção - Passeio pavimentado e passadeiras entre as Vendas e a rotunda do Hospital

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 26/06/2025, para que seja construido um passeio e passadeiras entre as Vendas e a rotunda do Hospital. Aprovada por unanimidade.

Assembleia de Freguesia de Portimão

Moção

Passeio pavimentado e passadeiras entre as Vendas e a rotunda do Hospital

O troço da estrada que vai das vendas até à rotunda do hospital não tem nenhum passeio lateral nem passadeiras. Em consequência, torna-se complicado, ou até eventualmente perigoso, fazer esse percurso a pé.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão, reunida a 26 de Junho de 2025, apela às entidades competentes, nomeadamente às Infraestruturas de Portugal, para que seja construído um passeio na berma do troço de estrada referido e passadeiras onde seja necessário.

O membro eleito pelo Bloco de Esquerda

 

Miguel Madeira

 

Informação adicional recebida a 30 de setembro de 2025 - resposta da Infra Estruturas de Portugal:

"Exmos Senhores,

No seguimento da exposição apresentada, constata-se a pretensão de ser materializado passeio pavimentado e passadeiras, entre as Vendas e a rotunda do Hospital, se localiza no lanço da EN124 Porto de Lagos/ER125, integrante da Subconcessão Algarve Litoral.

De acordo com o parecer da Subconcessionária Rotas do Algarve:

  • O referido troço apresenta um perfil transversal composto por duas faixas de rodagem, com separador central e duas vias em cada sentido, bermas estreitas, com nó desnivelado na ligação à ER125 e com problemas de falta de espaço para a circulação pedonal, nomeadamente pela necessidade de atravessamento de 2 ramos de entrada e 2 ramos saída nesta via, bem como, na passagem sob a ER125 (passagem inferior, com bermas diminutas).
    Entre a rotunda de Vendas e a rotunda do Hospital de Portimão, o troço tem cerca de 900m, tendo passeio nos primeiros 350m, na zona mais urbana.

    

  • Apesar de se tratar de uma área com características urbanas, a configuração da zona terminal do troço, particularmente na área do nó, suscita preocupações relevantes em matéria de segurança rodoviária. A eventual implementação de passeios e passagens para peões nesta zona poderá representar um risco significativo para os utilizadores.

 

  • Considera-se que atendendo às condicionantes existentes, não há condições para a criação do passeio pretendido.

 

Não obstante, a IP encontrar-se disponível para reavaliar a proposta numa eventual parceria a estabelecer com a CM de Portimão, informa-se que assunto ficará registado e poderá ser ponderado em intervenções/projetos futuros que venham a ser desenvolvidos para a zona em questão.

Com os melhores cumprimentos"