
Recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Portimão a 18 de dezembro de 2024. Aprovada por unanimidade.
Assembleia de Freguesia de Portimão
Recomendação
Intervenção Preventiva em Portimão – Risco de Inundações
Os eventos meteorológicos extremos, cada vez mais frequentes devido às alterações climáticas, têm um impacto crescente nas regiões do Sul da Europa. A recente tragédia na zona de Valência, onde a precipitação atingiu níveis equivalentes a um ano em apenas oito horas, é um alerta claro da necessidade de uma resposta proativa para evitar situações semelhantes. Tal como mencionado por especialistas e líderes europeus, as alterações climáticas têm intensificado a força e a frequência das tempestades, o que torna indispensável uma adaptação urgente e uma resposta coordenada a nível local.
Assim, a Assembleia de Freguesia de Portimão, reunida a 18 de dezembro de 2024, vem recomendar às entidades responsáveis que seja realizada, com caráter imediato, uma manutenção preventiva e sistemática das infraestruturas de escoamento de águas pluviais. É essencial que a EMARP e os serviços municipais e das freguesias procedam à limpeza regular e reforçada de sargetas, esgotos e vias públicas, especialmente durante o outono e inverno, quando a acumulação de folhas e detritos pode comprometer a capacidade de drenagem e acentuar o risco de inundações.
A proposta de manutenção e limpeza preventiva das infraestruturas de escoamento não se traduz apenas numa resposta técnica, mas também numa medida de segurança pública, visando a proteção dos nossos concidadãos e a minimização de impactos materiais e humanos, de modo a evitar futuros esforços de remediação que, como sabemos, frequentemente chegam tarde e representam custos acrescidos para a autarquia e para a comunidade.
O membro eleito pelo Bloco de Esquerda
Miguel Madeira