Share |

Declaração de Voto - Estudo sobre a desagregação do CHUA

Câmara Municipal de Portimão – reunião de 07 de agosto de 2019

Declaração de voto do vereador do Bloco de Esquerda, João Vasconcelos

Moção sobre a viabilidade da desagregação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve

O Bloco de Esquerda considera que a criação do Centro Hospitalar do Algarve/CHA, levando à fusão dos Hospitais de Faro, Portimão e Lagos, em 2013, pelo governo PSD/CDS, se baseou unicamente em critérios economicistas, conduzindo a uma degradação acentuada dos serviços hospitalares públicos na região e, muito em particular, no Hospital de Portimão. Na anterior legislatura e também na atual, o Bloco apresentou propostas na Assembleia da República para reverter a situação. Mas essas propostas foram chumbadas por PSD, CDS e PS.

A transformação do CHA em CHUA não resolveu a situação. Para o Bloco, não foi só a agregação dos referidos hospitais a única causa de degradação do SNS a nível hospitalar no Algarve. O atual governo também não fez o seu trabalho de casa como lhe competia, pois falhou no investimento e não tomou medidas concretas para contratar médicos e outros profissionais. Daí as grandes dificuldades que continuam a persistir no CHUA e, principalmente, no Hospital de Portimão, o que devia vir referido ma moção.

O Bloco de Esquerda vota a favor da moção apresentada pelo Executivo Permanente, embora manifestando as declarações acima referenciadas.

 

O Vereador do Bloco de Esquerda

___________________________________

Anexo: Texto da moção