Share |

Declaração de Voto - Relatório e Contas da Portimão Urbis

Declaração de voto do Vereador João Vasconcelos, do Bloco de Esquerda

Proposta de Deliberações nº 299/14

Assunto: Portimão Urbis, E. M., S. A. – Relatório e Contas 2013

De acordo com o Relatório e Contas de 2013 a Portimão Urbis apresentou um resultado líquido negativo de quase 4 milhões de euros, pela não contratualização com o Município, por ausência de fundos disponíveis, com a Quinta Pedagógica, Centros da Aldeia das Sobreiras e Cruz da Parteira, Casa Manuel Teixeira Gomes e Podidesportivo de Alvor. Por outro lado os meios financeiros produzidos pela empresa são igualmente negativos e situam-se em 2,654 milhões de euros.

Não foram constituídas quaisquer provisões tendo em conta a dívida a fornecedores no valor de 19.374.185,50 € e processos judiciais no montante de 11.687.086,91 €. Também não se concretizou a fusão da Expo Arade Estrutura, previsto anteriormente. Encontram-se diversos empréstimos bancários em incumprimento, em que o capital em dívida acrescido de juros totaliza o valor de 11,9 milhões. Também não deixa de ser gravoso as dívidas da empresa às Finanças (mais de 2 milhões) e à Segurança Social (121 mil euros), obrigando ao pagamento de prestações.

O recente Relatório de Auditoria Externa realizado à Portimão Urbis vieram comprovar o que o Bloco de Esquerda sempre tem dito em relação à empresa nos anos anteriores – a Portimão Urbis espelha bem as manigâncias e gestão desastrosa e ruinosa que  constituíram os  anteriores mandatos do Partido Socialista e que agora todos os Portimonenses são obrigados a pagar e com Portimão à beira da bancarrota.

Por todos os fatores acima mencionados o Bloco de Esquerda vota contra o Relatório e Contas 2013.

 

O Vereador do Bloco de Esquerda

João Vasconcelos