Moção apresentada na A.M. de 16 de setembro:
Nas últimas semanas têm surgido notícias de que estará previsto o encerramento de várias extensões de saúde do Algarve, que vão fechar «gradualmente» já a partir do mês de outubro.
As extensões de saúde que estarão em causa são as de Alvor e Mexilhoeira Grande.
O Bloco de Esquerda começa a ficar preocupado só de ouvir falar de encerramentos na saúde, visto que com a fusão do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio com o Hospital de Faro, vários serviços eventualmente deixarão de funcionar em Portimão.
O encerramento das extensões de saúde causa o isolamento das populações, os idosos são mais uma vez os mais prejudicados, com a falta de mobilidade e de transportes.
Mais uma vez é lamentável a ocultação de toda esta operação de reorganização das unidades de saúde da região, afetando de forma muito negativa, o futuro dos cuidados de saúde no concelho de Portimão e que está a ser programada sem qualquer discussão, ou mesmo informação ao público.
Assim, a Assembleia Municipal de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 16 de setembro de 2013, DELIBERA:
- Exigir ao Ministério da Saúde e à Administração Regional de Saúde do Algarve que divulguem ao público todos os projetos em estudo sobre esta operação de reorganização das unidades de saúde no concelho de Portimão.
- Rejeitar qualquer fecho de serviços de Extensões Saúde no Concelho de Portimão que represente prejuízo para as necessidades e direitos dos utentes.
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda
Luísa Penisga Gonzalez
Pedro Mota
(Esta moção, depois de aprovada, deverá ser remetida ao Governo, Administração Regional de Saúde, Grupos Parlamentares e Comunicação Social)."
A moção foi aprovada com 15 votos a favor do PS, 5 do PSD e 2 do BE, com 1 voto contra do CDS (a CDU não participou na reunião)