
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PORTIMÃO
2º Sessão Ordinária de 2017
MOÇÃO
Contra o encerramento da Agencia da Caixa Geral de Depósitos, Quinta do Amparo
A Moção tem como objetivo da moção denunciar e demonstrar o descontentamento do encerramento da Agencia da Quinta do Amparo em Portimão.
Conforme a comunicação social, a agência da Quinta do Amparo, está na lista para o seu encerramento, atende um considerável número de clientes (atendendo a dimensão da Agencia), acompanha dezenas de pequenas e médias empresas e clientes particulares alguns já de avançada idade. As populações desta área serão confrontadas com um encerramento de um serviço público importante. Daqui resultarão prejuízos para as pessoas e empresas, e o comércio envolvente.
Com o encerramento da Agencia são retiradas as máquinas Multibanco (MB/ATM) e Caixa Automática 24 horas, como sucedeu-se no encerramento da Agencia de Alvor, estas são uma mais-valia para a população, que utiliza uns dos seus serviços mais característicos a “caderneta” para atualizações, levantamentos e depósitos, a população com uma taxa etária avançada não está familiarizada para os meios digitais, o que vai criar transtorno a estes clientes.
A CGD vai criar unidades moveis, para as zonas do interior, pois deveria criar quiosques para as zonas urbanas, fica a sugestão.
Sobre as opções da CGD, a nível parlamentar, o Bloco de Esquerda tem vindo a intervir acerca desta matéria, questionando os sucessivos governos acerca desta orientação das administrações da CGD e reclamando a defesa do serviço público prestado pela CGD.
Pelo exposto, a Assembleia Municipal de Portimão reunida em 28 de fevereiro de 2017, delibera:
1. Mandatar a Câmara Municipal de Portimão para solicitar à Administração/Direção regional da CGD mantenha os serviços de Multibanco e Caixa Automática 24 horas.
2. Remeter esta deliberação aos órgãos de soberania, ao Primeiro-ministro, Ministro das Finanças e Ministro da Economia.
3. Dar conhecimento à Comunicação Social
Portimão, 28 de abril de 2017
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda
Marco Pereira
Elvira Meco
Observação: aprovada com duas abstenções do CDS/MPT/PPM e uma do PS