Ao longo dos últimos dois anos o bloco de partos/maternidade do Hospital de Portimão tem vindo a encerrar por diversos períodos, por falta de pediatras. De acordo com o Conselho de Administração do CHUA, a carência de médicos pediatras conduziu a uma reorganização dos serviços nas unidades hospitalares de Faro e de Portimão.
Esta reorganização em vez de melhorar, piorou os serviços no Bloco de Partos/Serviço de Urgência/Internamento Pediátrico e Berçário no Hospital de Portimão, levando a que bebés e crianças sejam transferidas para o congestionado Hospital de Faro, numa distância de mais de 100 quilómetros para muitas parturientes, crianças e famílias. Uma situação inadmissível e degradante, que só favorece os grupos privados de saúde, cuja principal responsabilidade é do Governo PS. Não passa de uma fraude a “operação nascer em segurança no SNS 2023 no Algarve”.
Os eleitos do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Portimão apresentaram uma Moção com duas propostas:
1. Exigir ao Governo a reabertura imediata do Bloco de Partos e dos Serviços de Urgência e Internamento de Pediatria no Hospital de Portimão.
2. Exigir ao Governo que, para o Hospital de Portimão, assim como para a generalidade do SNS no Algarve, promova com urgência a mais investimento público, contratando mais médicos pediatras e obstetras necessários, assim como outros recursos humanos, criando incentivos e valorizando as suas carreiras.
Qual foi o resultado da votação da Moção? Foi reprovada com os votos contra do PS e do Chega! PSD e CDS (“Portimão mais feliz”) abstiveram-se. PS e Chega de mãos dadas no ataque ao SNS e ao Hospital de Portimão! Portimão merece melhor!
Bloco de Esquerda sempre ao lado dos Portimonenses!