Programa BE/Portimão - Autárquicas 2017
Introdução
Nas próximas eleições autárquicas é preciso colocar Portimão em boas mãos. Chegam ao fim 41 anos de poder ininterrupto do PS (neste mandato em coligação com o PSD), que deixaram o concelho na ruína, praticamente ao abandono, com as taxas municipais no máximo (durante pelo menos 25 anos) e com uma dívida de 150 milhões de euros – 121 milhões são para pagar aos bancos. Um dos objetivos do Bloco de Esquerda é impedir uma nova vitória do Partido Socialista que integra nas suas listas diversos elementos do PSD.
Um outro objetivo é contribuir para a derrota da coligação de direita populista CDS/PSD e que se volta a esconder por detrás do nome “Servir + Portimão”, procurando enganar os mais incautos e distraídos. Imagine-se o que seria os Portimonenses ficarem subjugados por uma espécie de governo local PSD/CDS, governo que a nível nacional quase destruiu o país durante o período da troika, com desemprego, miséria e exclusão social. Seria uma nova troika local agravada no concelho de Portimão.
O Bloco de Esquerda é a única força política que se opõe à direita e à governação municipal do PS/PSD. O Bloco é a alternativa, é a verdadeira candidatura popular e socialista e que pretende juntar forças para uma nova agenda autárquica que tenha em conta os direitos de cidadania, a participação, a transparência, os direitos sociais, o respeito pelas minorias, a defesa do espaço público e a resposta aos novos desafios ambientais.
Com o Bloco as pessoas estão primeiro! Os Portimonenses não são números! Queremos uma cidade solidária e inclusiva! Queremos Portimão em Boas Mãos!
Vamos Juntar Forças para Ganhar Portimão!
Vota Bloco – a força que faz a diferença!
10 COMPROMISSOS PARA COLOCAR PORTIMÃO EM BOAS MÃOS
1. PRIORIDADE NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS
Ø Reforçar os apoios sociais às famílias em dificuldades, em particular a nível alimentar, roupas, medicamentos e rendas de casa.
Ø Criação de cantinas sociais municipais nas Freguesias para combater a carência alimentar e a exclusão social.
Ø Implementar um programa de habitação social euma bolsa municipal de habitação para arrendamento a preços controlados, destinado a jovens e famílias necessitadas.
Ø Exigir e colaborar com o Governo para que sejam tomadas medidas para a melhoria dos serviços de saúde no Hospital de Portimão, separando-o do Hospital de Faro e dotando-o de médicos e outros recursos humanos, materiais e financeiros necessários.
Ø Tornar Portimão uma cidade solidária e inclusiva, combatendo qualquer tentativa de discriminação e protegendo todos sem exceção, incluindo as minorias e as pessoas e grupos mais débeis.
Ø Defesa da Escola Pública e aumentar a rede municipal de infantários, creches, jardins-de-infância e ATL’s, com horários adequados compatíveis com os horários das famílias.
Ø Elaborar um Programa para a requalificação dos Bairros periféricos – Cruz da Parteira, Coca – Maravilhas, Cardosas e Bairro Pontal, contemplando apoios e estruturas adequadas, como sedes sociais, parques infantis e condições de segurança.
Ø Proibição do corte de água e de energia às famílias carenciadas e aplicar a tarifa social da água conforme o que foi aprovado no Orçamento de Estado.
Ø Criação de bancos de manuais escolares usados, como forma de ajuda às famílias.
Ø Assegurar a todas as crianças e jovens o pequeno-almoço grátis nas escolas.
Ø Criar um passe social gratuito para pessoas idosas, jovens estudantes e pessoas com deficiência.
Ø Reativar o Cartão Sénior para determinados serviços, em particular para os serviços de proximidade e pequenas reparações nas habitações.
Ø Dar cumprimento à criação de hortas sociais nas freguesias já aprovadas na Assembleia Municipal.
Ø Construção de espaços seniores nas diversas freguesias, devendo incluir a assistência a pessoas idosas e supervisão médica.
Ø Apostar em atividades e serviços como Centros de Dia, apoio domiciliário e no transporte de doentes por meio de carrinhas municipais para os postos de enfermagem e unidades de saúde para as pessoas mais idosas, grávidas, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Ø Construção de um novo Centro de Apoio a Idosos, de serviço público.
Ø Implementação do Conselho Municipal de Imigrantes e Minorias Étnicas, que contribua para a sua legalização, trabalho com direitos, residência e agrupamento familiar, cultura e integração.
Ø Garantir a existência de parques infantis acessíveis para crianças com deficiência, permitindo assim a estas crianças o direito de brincar nos referidos parques.
Ø Inclusão social das pessoas com deficiência: assegurar o acesso à educação, devendo o aluno manter-se no seu grupo de referência e na sua comunidade; garantir a acessibilidade/mobilidade executando planos municipais nesta área permitindo a eliminação de barreiras arquitetónicas; facilitar o acesso à habitação social estabelecendo quotas de habitação nas habitações sociais e a custos controlados; adotar uma política de transporte e estacionamento, adaptando os transportes urbanos de equipamentos auxiliares de embarque, como rampas, elevadores ou sistemas de rebaixamento, e garantir estacionamento reservado e gratuito nos parques de estacionamento concessionado, junto de equipamentos de utilidade pública; rebaixar passeios e colocar rampas nas passadeiras; W.C. públicas adaptadas; sinal sonoro nos semáforos; corrimãos nos edifícios públicos e nos acessos à praia.
Ø Prevenir e combater a violência doméstica, a dependência de consumos e as doenças alimentares, através da criação de serviços de proximidade e de apoio à mulher, planeamento familiar e educação sexual.
Ø Apoiar o trabalho do Gabinete de Apoio à Vítima (APAV) de Portimão enquanto instituição que promove a proteção, o apoio e a informação de todas as vítimas de crime; promover a não tolerância da violência na comunidade, cooperando com a APAV e apoiando-a nos seus esforços de prevenção da violência e promoção da tolerância, pacificação e harmonia social; e defender uma comunidade sem vítimas de crime, desenvolvendo ações locais em conjunto com a APAV que lutem pela não discriminação e promoção de direitos de grupos mais vulneráveis, como as crianças e jovens, pessoas idosas e mulheres.
2. UMA MELHOR JUSTIÇA FISCAL
Ø Devolver os valores cobrados injustamente a todos os que pagaram a Taxa Municipal de Proteção Civil.
Ø Renegociar os empréstimos no âmbito do FAM por forma a baixar as elevadas taxas de IMI, derrama, participação no IRS, tarifas de água e saneamento e outras taxas municipais.
Ø Aplicar a participação variável no IRS no apoio aos jovens para aquisição de habitação própria e outros programas juvenis.
3. MAIS QUALIDADE AMBIENTAL E MELHOR ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
Ø Oposição frontal à pesquisa e exploração de hidrocarbonetos no concelho e em todo o Algarve.
Ø Proibir a aplicação do herbicida glifosato em qualquer espaço público.
Ø Tornar Portimão “Município Livre de CETA, TTIP e TISA” (Acordo Global de Economia e Comércio, Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento e Acordo de Comércio e Serviços).
Ø Tornar o concelho livre de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) – Transgénicos.
Ø Defesa da Ria de Alvor e tomar medidas para o seu desassoreamento urgente e exigir a sua classificação como Área de Paisagem Protegida.
Ø Integração dos Planos de Ordenamento Florestal no Plano Diretor Municipal (PDM), tendo em vista a requalificação da floresta e a prevenção do risco de incêndios.
Ø Implementação de um Plano Verde e construção de parques, jardins e espaços verdes, defendendo o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida.
Ø Equipar os edifícios públicos municipais com sistemas de energia solar.
Ø No âmbito da revisão do PDM preservar a Reserva Ecológica Nacional e a Reserva Agrícola Nacional, impedindo a redução da sua área e a sua alienação a interesses privados.
Ø Proibição de novas construções nas arribas e falésias.
Ø Oposição à privatização da água, sistema de resíduos urbanos e de outros serviços públicos.
Ø Construção urgente do novo cemitério municipal.
4. MELHOR MOBILIDADE, ACESSIBILIDADES E ESTACIONAMENTO URBANO
Ø Exercer uma forte pressão junto do governo e da Associação de Municípios do Algarve/AMAL para a eliminação das portagens na Via do Infante.
Ø Melhorar e reformular os serviços públicos do Vai Vem (tendencialmente com características ecológicas), adequando os horários ao serviço das populações e com melhores condições de higiene e segurança.
Ø Construção urgente no concelho dos troços em falta da Ecovia Litoral.
Ø Construção de uma rede de ciclovias e de vias cicláveis.
Ø Criação na cidade de um conjunto de bicicletas partilhadas e de estações para bicicletas.
Ø Eliminação dos parquímetros pagos não renovando as concessões com os privados.
Ø Construção de novos parques automóveis, colocando-os ao serviço dos cidadãos a preços simbólicos.
Ø Estudar a construção de troços rodoviários alternativos às vias de maior congestionamento de tráfego, como na V6 junto ao Continente (túneis, viadutos…).
Ø Reequacionar o ordenamento de trânsito e o planeamento urbanístico numa ótica integrada de um desenvolvimento sustentável.
5. CRIAÇÃO DE EMPREGO E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Ø Acabar com a precariedade laboral em todos os serviços municipais e contratar as pessoas necessárias a esses serviços.
Ø Apostar na reabilitação urbana, revitalizando o núcleo antigo da cidade e outros edifícios degradados.
Ø Criação de um gabinete de apoio à economia local, às microempresas e PME’s, através da assessoria técnica, financeira e legal.
Ø Criação de novas incubadoras ou “ninhos de empresas”, assegurando uma redução de custos e apoio técnico e logístico no lançamento de novos projetos e de formas de criação de auto-emprego.
Ø Apoiar a diversificação das atividades económicas – turismo alternativo, pequeno comércio, artesanato, agricultura e pescas.
Ø Atrair investimentos na área das indústrias não poluentes e das energias renováveis.
Ø Combate à desertificação e revitalização do centro da cidade em articulação com o associativismo e o comércio local, começando pela eliminação dos parquímetros pagos não renovando as concessões com os privados.
Ø Elaborar um plano de apoio à recuperação do pequeno comércio, em articulação com os pequenos comerciantes e as associações representativas do setor.
Ø Um maior empenho junto do Governo para a requalificação urgente do porto de cruzeiros, aproveitando as suas diversas valências.
Ø Criação de novos postos de atracação para a náutica de recreio e pesca no rio Arade, de forma coordenada com o porto de cruzeiros e comercial, visando a criação de novas empresas e emprego ao serviço da indústria náutica.
Ø Resolução dos problemas de abastecimento de água e de saneamento básico no concelho, com destaque para a freguesia da Mexilhoeira Grande.
Ø Tomar medidas junto do Governo e de outras entidades para o desassoreamento do rio Arade.
6. UMA MAIOR SEGURANÇA PARA OS CIDADÃOS
Ø Colocar uma proteção junto ao rio Arade, ao longo de toda a zona ribeirinha.
Ø Erguer uma proteção nas zonas de falésia, consideradas perigosas, junto a bares e esplanadas, na Praia da Rocha.
Ø Implementar um sistema de sinalização sonora nos semáforos para peões.
Ø Tornar bem visíveis as passadeiras, dotando-as de bandas sonoras de aproximação de veículos.
Ø Reforçar a iluminação e diligenciar no sentido de haver uma maior segurança em várias áreas da cidade, com destaque para a zona da Estação da CP até à ponte velha e bairros/áreas periféricas.
Ø Interceder para a criação de Postos da GNR nas vilas de Alvor e Mexilhoeira Grande, para uma maior segurança às populações.
Ø Criação da Polícia Municipal, devendo esta praticar um policiamento de proximidade.
7. APOSTAR NA JUVENTUDE E VALORIZAR O DESPORTO E A CULTURA PARA TODOS
Ø Apoiar e concretizar as propostas da Agenda Jovem 2020, no âmbito do I Encontro de Juventude do Algarve (associativismo, emprego, inovação, educação e formação, turismo, etc.).
Ø Atribuição de bolsas de estudo a estudantes universitários e a estudantes do ensino secundário, desde que residam no concelho (e não a partir de 5 anos de residência), de acordo com as suas classificações e necessidades económicas.
Ø Implementar políticas de apoio à juventude e às associações desportivas, culturais e recreativas, sem discriminações, e apostar na gestão partilhada dos equipamentos.
Ø Erguer uma verdadeira Casa da Juventude com diversas valências, atividades e apoio aos jovens.
Ø Requalificar de forma adequada e atrativa o Parque da Juventude, diversificando as modalidades desportivas e aumentando as condições de segurança.
Ø Concluir de vez o entaipado Pavilhão da Boavista, colocando-o ao serviço da juventude e requalificando a degradada área envolvente.
Ø Tornar Portimão, Alvor e a Mexilhoeira Grande localidades promotoras do “Desporto para a Saúde”, isentando os praticantes, ou cobrando valores simbólicos.
Ø Construir uma nova piscina municipal, de dimensões olímpicas, com áreas envolventes de lazer, espaços verdes e serviços de apoio.
Ø Apoiar a cultura e valorizar o património histórico do concelho, tomando medidas para a aquisição do degradado Convento de S. Francisco.
Ø Adotar uma política cultural abrangente que beneficie toda a população e não apenas algumas elites.
8. RIGOR E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO AUTÁRQUICA
Ø Lutar por uma gestão autárquica pública, transparente e rigorosa, que combata a corrupção, a especulação e o desperdício, e onde o interesse público prevaleça sobre os interesses privados.
Ø Auditoria rigorosa e independente a todos os serviços camarários, empresas municipais e setor empresarial local e sua fiscalização regular pela Assembleia Municipal.
Ø Impedir a elaboração de Planos de Pormenor por entidades privadas, combatendo a promiscuidade entre interesses públicos e interesses privados.
Ø Concursos públicos transparentes, limitando os ajustes diretos.
Ø Um maior rigor e transparência na atribuição de subsídios e apoios às associações e outras entidades.
Ø Respeitar os planos de ordenamento, com destaque para o Plano Diretor Municipal (elaboração imediata do novo PDM) e o Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL).
Ø Atribuição de maiores poderes de fiscalização às oposições e aos órgãos deliberativos através do reforço de meios de informação, nomeadamente nos boletins municipais ou de freguesia e nos respetivos sítios na internet.
Ø Oposição a qualquer tentativa de presidencialismo municipal e aos executivos monocolores.
Ø Não aceitar a municipalização de serviços públicos de caráter universal, com destaque para a educação, saúde, cultura e património, o que degrada esses serviços, impede a igualdade dos cidadãos no seu acesso e permite a sua concessão a entidades privadas.
9. REFORÇAR A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
Ø Recurso ao referendo local sempre que estejam em causa matérias de relevo municipal.
Ø Reforçar a metodologia do Orçamento Participativo, e propor que 10% da Despesa de Investimento do Orçamento Municipal seja reservada para ações escolhidas pelas populações.
Ø Lutar pela implementação de uma efetiva Agenda 21 Local.
Ø Instalar o Provedor do Munícipe enquanto garante dos direitos dos munícipes.
Ø Defender a participação de todos na vida local e a ampliação dos direitos dos discriminados e excluídos.
Ø Instituir o Conselho Consultivo da Cidade, com a participação das forças vivas do concelho para discussão de matérias de interesse municipal e apresentando-as ao executivo camarário.
Ø Dinamizar o Conselho Local de Educação.
Ø Estimular a participação dos cidadãos na discussão do planeamento do concelho, nomeadamente na revisão do Plano Diretor Municipal.
Ø Reforçar os poderes locais e dotar as Freguesias de uma maior autonomia.
Ø Descentralizar as reuniões da Assembleia Municipal pelas diferentes Freguesias do concelho.
Ø Não aceitar a transferência de competências para órgãos não autárquicos e não eleitos diretamente pelos cidadãos, como as Comunidades Intermunicipais (CIM) e as CCDR’s.
Ø Empenho na criação da Região Administrativa do Algarve, pois sem Regionalização não há uma efetiva descentralização de competências.
10. MELHORAR A CONDIÇÃO ANIMAL
Ø Requalificar o canil municipal e sua definição como posto de 1.ª linha na recolha, primeiro atendimento e centro de educação e adoção.
Ø Esterilização para todos os animais errantes.
Ø Garantir que o centro de recolha de animais/canil aposte na esterilização e não no abate e que promova campanhas para a adoção responsável.
Ø Disponibilizar cuidados veterinários acessíveis para todos os munícipes.
Ø Isenção do pagamento de licenças e gratuitidade na colocação do microchip nos animais.
Ø Construção de parques para cães (dog park) e que podem ficar localizados junto a espaços públicos centrais, como parques infantis, onde muitas famílias se deslocam com os animais.
Ø Promover campanhas de sensibilização para o bem-estar, especialmente nas escolas.
Ø Promover campanhas de sensibilização e fiscalização de modo a responsabilizar os donos de animais pela falta de cuidados com os seus cães e a garantir uma melhor higiene urbana.
Ø Proibição da realização de espetáculos que inflijam danos físicos ou psicológicos aos animais.
Ø Proibição no concelho de toda a publicidade e mensagens alusivas à realização de touradas.
Programas para as freguesias:
- Alvor
- Portimão