
Câmara Municipal de Portimão – reunião de 20 de maio de 2014
Declaração de voto do Vereador João Vasconcelos, do Bloco de Esquerda
Proposta de Deliberações nº 335/14
Assunto: Portimão Urbis, E. M., S. A. – Proposta de encerramento de instalações do Mercado Municipal de Portimão da Avenida 25 de Abril
O Bloco de Esquerda não concorda com o encerramento do Mercado Municipal instalado na Avenida 25 de Abril. Se tal acontecer, Portimão ficará mais pobre e as populações, principalmente da zona, serão as mais prejudicadas. As pessoas idosas da zona serão assim as mais atingidas.
O que se impõe é a recuperação de um merdado tradicional e que faz parte da memória coletiva da cidade de Portimão, e não a sua destruição. Ao longo dos anos a cidade tem vindo a ser descaracterizada por ação dos executivos PS, privilegiando a instalação de grandes superfícies comerciais, o que, como se constata, muito tem contribuído para o avolumar da crise e desertificação do centro da cidade. Agora, a consumar-se o encerramento do Mercado 25 de Abril, será mais uma estocada mortal na história tradicional de Portimão. Também os comerciantes ali instalados serão obrigados a pagar taxas mais elevadas caso se instalem no novo Mercado Municipal.
Pelo exposto, o Bloco de Esquerda vota contra a proposta de deliberação nº 335/14.
O Vereador do Bloco de Esquerda
João Vasconcelos