Recomendação - Aquisição do Parque de Estacionamento junto ao Edifícios Rio Park Residence, Beco das Salinas

Recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal a 27 de junho, recomendando à Câmara a aquisição do Parque de Estacionamento junto ao Edifícios Rio Park Residence, Beco das Salinas, para servir os moradores da zona velha de Portimão. Aprovada com o voto a favor do PS e do BE e abstenção dos restantes partidos.

Assembleia Municipal de Portimão

3º Sessão ordinária de 2022

Recomendação

O Bloco de Esquerda recomenda a aquisição do Parque de estacionamento com 469 lugares distribuídos por 2 pisos em cave no Edifício comercial e residencial em Portimão, em terreno de 7.534 m². Trata-se do condomínio designado por Rio Park, localizado na zona ribeirinha de Portimão, junto à foz do Rio Arade.

Parque de estacionamento cave, com área total de 13.515 m².

Localiza-se entre a Rua Infante D. Henrique, Comandante Carvalho Araújo e a Estação Ferroviária, próxima do Polo Universitário publico e privado, em zona próxima do centro da cidade (600 m) e que está inserido em zona de Reabilitação urbana a ARU*.

O imóvel actualmente sem licença, sendo a conclusão de eventuais obras e obtenção de licença. É um imóvel da Banca e encontra-se à venda no mercado.

O Parque serviria os moradores da zona evolvente, conhecida por zona velha de Portimão, que tem uma grande escassez de estacionamento e de mobilidade, poderia ser um impulso para que esta zona da cidade se renovasse, com isto trazer novas famílias para aquisição e reabilitação das habitações devolutas.

Assim, a Assembleia Municipal da Portimão, reunida na, 3º sessão ordinária de 2022 no dia 27 de junho de 2022.

1.    Recomendar à Câmara Municipal, a aquisição do Edifício acima descrito.

2.    Requalificar o parque com o equipamento necessário à sua utilização e sistemas de segurança.

3.    Promover a mobilidade entre o parque e as habitações dos seus utilizadores, através de veículos urbanos eléctricos (Trotinetes e bicicletas).

4.    Criar um Regulamento próprio para este Parque de estacionamento, visto ser um parque urbano em condições especiais e específicas, para esta zona que necessita de uma requalificação profunda.

5. Recomendar à Mesa da Assembleia para que diligencie junto da Câmara Municipal, para assegurar as condições necessárias para implementação das propostas recomendadas.

Portimão, 27 de junho de 2022.

Os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda,

Marco Pereira

ARU - https://www.cm-portimao.pt/menus/servicos/regeneracao-urbana/aru-centro-historico-de-portimao